quinta-feira, 6 de novembro de 2008

POMBA GIRA GUARDIÃ ROSA CAVEIRA

ENTREVISTA POR CLAUDIA BAIBICH


NUMA ENTREVISTA COM A POMBA GIRA ROSA CAVEIRA, PUDE SENTIR A FORÇA, O DOMÍNIO E O PODER DE COMANDO DESSA ENTIDADE QUE RECEBE À TODOS COMO UMA DAMA QUE É.
E QUANDO PRECISO, TRABALHA COM SUA FORMA MAIS DENSA, DEIXANDO CLARO SUA AUTORIDADE COMO CHEFE DE FALANGE
DE POMBAS GIRAS.


ESSA AUTORIDADE, DIZ ELA, RECEBEU DE SEU COMPANHEIRO, O SENHOR JOÃO CAVEIRA. É MUITO INTERESSANTE OBSERVAR A HARMONIA E O RESPEITO QUE UM TEMPELO OUTRO.


DONA ROSA CAVEIRA USA TRAJES PRETOS COM ALGUNS DETALHES EM VERMELHO, JÁ QUE COMO CHEFE DE FALANGE DA LINHA DAS ALMAS, PODE TRABALHAR DENTRO E FORA DA CALUNGA (CEMITÉRIO).


UMA SENHORA DE AUTORIDADE COMO DONA ROSA CAVEIRA, NÃO NECESSITA ESTARDALHAÇOS, MUITO MENOS DISPUTAR PODER, ELE O É INERENTE.
ELA ESTAVA ME FALANDO QUE TRABALHA NA UMBANDA E EM CULTOS DE NAÇÃO. O MODO COMO SE MANIFESTA (ROUPAGEM FLUÍDICA) DEPENDE DA CASA ONDE ESTÁ TRABALHANDO E DA DEMANDA DO TRABALHO.


PODE PEDIR SUAS OFERENDAS DENTRO DO CEMITÉRIO, NAS ENCRUZILHADAS EM T QUE VÃO DAR NAS PORTAS DOS CEMITÉRIOS, DENTRO DOS TERREIROS OU EM OUTRO LOCAL QUE ACHAR NECESSÁRIO.


DONA ROSA, EMBORA TENHA AS CARACTERÍSTICAS COMUNS À TODAS AS POMBAGIRAS, MAS COSTUMA SER MAIS SÉRIA.
ISSO NÃO É MÉRITO OU DEMÉRITO, E SIM UMA IDENTIDADE VIBRATÓRIA.


SALVE POMBA GIRA ROSA CAVEIRA
SARAVÁ SUA BANDA.
CLAUDIA BAIBICH
PARA COPIAR, CITE A AUTORA.
Licença Creative Commons
Todos os textos neste site site de Claudia Baibich, foram licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.

.

SALVE DONA MARIA MOLAMBO

SALVE  DONA MARIA MOLAMBO
MINHA AMADA GUARDIÃ E ANJO DA MINHA VIDA!