quarta-feira, 3 de agosto de 2011

QUEM É A POMBA GIRA DO CABARÉ?

Por Claudia Baibich

Definitivamente, não existem Pombas Giras mais "abusadas" (no melhor sentido) que as do Cabaré.
"Juraram me matar na porta do cabaré... Mas eu ando dia e noite...Você não mata porque não quer"
Não importa a falange à qual pertençam, Mulambos, Padilhas, Rainhas, etc.
A ousadia e a irreverência fazem parte da apresentação e atuação dessas Guardiãs.
Pomba Gira do Cabaré não é uma falange e sim um campo de atuação, como Encruzilhada ou Cemitério.

Têm uma função importantíssima e  na maioria das vezes muito equivocada. Fazem a segurança de encarnados  que necessitam e merecem proteção, desviam encarnados violentos e encaminham desencarnados  que frequentam  bordéis, bares, boates, casas de jogos, casas de shows, etc.
São  sempre muito solicitadas por mulheres e homens nos pedidos de amarração amorosa;  por profissionais do sexo para aumento de carisma e capacidade de sedução; por interessados em seduzir para tirar vantagens financeiras, etc.


Mas sua verdadeira função é a de ajudar seu protegido (médium ativo ou não|) a encontrar uma vida com sentido e dignidade. Algo bastante difícil. Na maioria das vezes essas guardiãs têm que lidar com a dor e a degradação com total falta de esperança e perspectiva de seus protegidos. Quase todos sucumbem às provações que têm de enfrentar.
Justamente por isso, são guardiãs com as gargalhadas mais sonoras que conheço, pois sabem que cada raro momento de trégua e alegria deve ser valorizado e intensamente vivido.

Por favor, não achem que cada médium de uma Pomba Gira do Cabaré, é profissional do sexo ou frequentador de ambientes mais pesados.
Ao contrário, os médiuns que trabalham com a entidade em Terreiros, nada têm de promíscuo em suas vidas, caso tivessem, não poderiam estar dando consultas e aconselhando consulentes.


Usam o vermelho bem vivo, gostam de cigarrilhas e piteiras, usam vários tipos de bebidas e em suas oferendas acrescentem bombons de licor. Também costumam usar chapéus e mais adornos femininos, dançam com mais frequência, gostam de animação e estimulam a alegria. Raramente usam capas, preferem roupas mais femininas e gostam de rosas no cabelo.

As vezes fico imaginando como seria uma gira inteira só com Pombas Giras do Cabaré... com certeza, uma festa muito animada, com muitas  e sonoras gargalhadas.
Se tivéssemos que escolher apenas uma Pomba Gira para representar  todas as Guardiãs, seria a Pomba Gira do Cabaré. Ela é o modelo mais próximo do imaginário popular do que é ser Pomba Gira.

Salve Maria Molambo do Cabaré!
Salve todas as Pombas Giras do Cabaré!

Claudia Baibich
Licença Creative Commons
Todos os textos neste site site de Claudia Baibich, foram licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.

.


SALVE DONA MARIA MOLAMBO

SALVE  DONA MARIA MOLAMBO
MINHA AMADA GUARDIÃ E ANJO DA MINHA VIDA!