quinta-feira, 18 de março de 2010

A BUSCA POR ÍCONES FEMININOS


TEXTO DE CLAUDIA BAIBICH

Após um longo período de culto e rendição aos valores dominantes do patriarcado, eis que a força do feminino ressurge arrebatadora e urgente.
Percebemos essa busca e necessidade de ressignificação, nos cultos Marianos e no estudo das vidas de santas da igreja católica; na literatura com temática celta; no estudo dos mitos femininos de diferentes culturas, inclusive a africana.
É significativo e cada vez mais crescente o interesse em deusas, bruxas, fadas, feiticeiras e sacerdotisas.
A procura por essas formas alternativas de manifestação de crenças religiosas é explicada em parte, pela falta de espaço que a mulher ocupa, nas religiões patriarcais tradicionais e dominantes. E pelo efeito rebote que o patriarcado pouco sensível e castrador impôs durante milênios.
E nessa busca por ícones do "feminino feminista" muitas pessoas têm encontrado mais informações sobre as verdadeiras Guardiãs.
É necessário termos em mente que Pombas Giras, não são divindades, deusas maiores ou menores boas ou más, de nenhum panteão.
E sim espíritos com forma de apresentação perispiritual feminina que trabalham na Umbanda e hoje, também no Candomblé, embora de modo diferente. Assunto que abordarei oportunamente em outro tópico: "A diferença de trabalho das Pombas Giras na Umbanda e no Candomblé".
Pomba Gira representa a força arquetípica do feminino, como exú representa a força do masculino, ambos complementam-se em polos de uma mesma esfera energética e vibracional.

Costumamos chamar carinhosamente,AS POMBAS GIRAS de deusas, flor da Umbanda e rainhas. Isso pode favorecer alguns equívocos como a comparação delas com deusas menores de religiões pagãs, inclusive com o culto wicca. Eu mesma já fiz algumas analogias entre Pombas Giras e deusas celtas e gregas, mas para facilitar a compreensão simbólica das diversas falanges das Guardiãs. Pois Pomba Gira representa e contém todas as faces da mulher, tal qual as diversas deusas, mas definitivamente não são divindades e sim espíritos desencarnados à serviço da espiritualidade maior.

Os espíritos que atendem por Pombas Giras, hoje trabalham em uma legião organizada em falanges com especialidades e funções distintas , dentro da Lei de Umbanda.
Se assim não for, não são Pombas Giras e sim outra categoria de espíritos com outros propósitos e objetivos.

A representação do feminino é exacerbada, mas não deve ser percebida ou vivida de modo caricato pelo médium ou pelos apreciadores das Guardiãs.
O que se deve considerar é a valorização dos atributos do feminino, o resgate da sensibilidade, a expressão da mulher como um ser completo e com todas as possibilidades e competências, direitos e deveres de um homem, guardadas as diferenças de essências de cada um.

São defensoras de mulheres e causas femininas, entretanto não interessa às Guardiãs implantarem revanchismo e competição entre homens e mulheres, se assim o fosse, elas viveriam em guerra com os Exús Guardiões. Entenda-se esse atributo como complementariedade yin e yang e não como apartheid entre homens e mulheres.
As tarefas desempenhadas por Exús e Pombas Giras não são diferenciadas, sendo as mais delicadas para elas e as mais pesadas para eles, longe disso, são determinadas por missões previamente assumidas com espíritos encarnados e desencarnados e por afinidades e especialidades. Não existe diferença para mais ou para menos na força de um ou outro, como alguns pensam equivocadamente que Exús são mais fortes e poderosos e Pombas Giras são menos potentes e tratam somente de assuntos do coração.
São inúmeras as funções atribuídas à elas, mas definitivamente, a redescoberta da sensível força feminina em cada um de nós, mulheres e homens, é o principal e mais belo trabalho que esses espíritos dispuseram-se a nos ensinar.

Para copiar cite autoria e o link abaixo:
Autoria Claudia Baibich
fonte: http://pombagiras.blogspot.com/
Licença Creative Commons
Todos os textos neste site site de Claudia Baibich, foram licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.

.


SALVE DONA MARIA MOLAMBO

SALVE  DONA MARIA MOLAMBO
MINHA AMADA GUARDIÃ E ANJO DA MINHA VIDA!